Bolo Diet de Nozes com Passas E Sem Glúten

 
Minha amiga C.B. ainda está incrédula com a minha nova dieta: não consumir mais açúcar refinado. Motivo? Ela é viciada em açúcar. Ela surta depois do almoço caso não tenha algo doce para comer. Quase uma crise de abstinência! A sua avó me confidenciou que quando criança a subornava com paçoca. Por isso, ela continua boquiaberta com minha nova alimentação. Ela acha impossível viver assim!
Mas na verdade estou fazendo o que os diabéticos fazem. Porém eu creio que qualquer pessoa deveria optar por pelo menos reduzir a ingestão de açúcar, já que é uma opção mais saudável. Não há nenhum benefício no seu consumo. Além disso, o açúcar mascara o real sabor dos alimentos. Tem gente que só bebe café se estiver bem melado. Entao vamos pensar... Essas pessoas não curtem o sabor do café, porque se realmente curtissem não fariam isso. O café tem sabor amargo! Vale o mesmo para os sucos.
No caso dos bolos usamos os adoçantes. São tão gostosos quanto bolos feitos com açúcar.
E vou contar um detalhezinho básico para vocês... Depois que fiz isso perdi 4 kg! E nem estou malhando! Tenho uma carteirinha de sócia dos clubes dos sedentários. rs

Então... O bolo de hoje é sem açúcar e sem glúten. Massa fofinha que lembra pão de ló. Sabor leve e gostoso. A cobertura não é muito doce.

Espero que gostem. Enjoy!



BOLO DIET DE NOZES COM PASSAS E SEM GLÚTEN

Massa
  • 4 colheres (sopa) de amido de milho
  • 4 ovos
  • 3 colheres (sopa) de suco de laranja
  • 4 colheres (sopa) de adoçante culinário em pó para forno e fogão 
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1/2 xícara (chá) de uvas passas
  • 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
Cobertura
  • 1/2 caixinha de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 xícara (chá) de leite desnatado
  • 2 colheres (sopa) de adoçante culinário em pó para forno e fogão
  •   1 colher (chá) de essência de baunilha
  • Nozes picadas para decorar

Modo de Preparo

Massa:
  1.  Bata as claras em neve e depois acrescente o adoçante.
  2. Junte os demais ingredientes, exceto o fermento. Bata novamente.
  3. Coloque o fermento e misture.
  4. Acrescente levemente as nozes picadas e as passas.
  5. Coloque a massa em forma untada com margarina.
  6. Asse em forno médio preaquecido por 25-30 minutos.

Cobertura:
  1. Misture todos os ingredientes.
  2. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar.
  3. Deixe esfriar e cubra o bolo com a cobertura.
  4. Decore com as nozes picadas. 

4 comentários:

  1. Carol, você realmente tem toda razão sobre o consumo de açúcar. Infelizmente me incluo no clube da sua amiga, mas tenho certeza que deveria optar para usar pelo menos um adoçante culinário. O açúcar é um vício bem complicado!
    Bom, eu fiquei realmente com muita água na boca, ficou lindo este bolo, parabéns pela receita.
    Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI MUITO DA RECEITA!!!
    VOU FAZER...SÓ TENHO QUE COMPRAR A LARANJA!!!

    A COBERTURA DÁ ÁGUA NA BOCA!!!

    BJS...BOA SEMANA...E VC FAZ MUITO BEM EM REDUZIR O AÇÚCAR!!!!

    ResponderExcluir
  3. Carol, no momento só posso comer diet,achei ótima a receita. Anotei. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma das que surta sem açúcar. Esse seu bolo está lindo, nem parece diet.
    Vi que vc postou várias receitas diets, vou testar!
    Perder 4kg sem malhar é um grande incentivo! bjs

    ResponderExcluir