Risoto de Camarão


Nessa semana, meu amigo goiano L.P. pediu-me para fazer um risoto de camarão por dois motivos: eu ainda não havia colocado no blog e também por ser um de seus pratos preferidos (acho que isso foi o que impulsionou sua reivindicação..rs). Para mim, pedido de amigo é ordem! Então, comprei o que precisava e fui para a cozinha preparar essa receita em homenagem à esse goiano tão querido [É isso aí pessoal. É só pedir que eu faço! Quem quiser alguma receita aqui no blog é só mandar email, mensagem, recado no facebook, sinal de fumaça, ...].

Como sou curiosa [o que acho que não deve ser novidade para vocês né], resolvi buscar a origem do risoto. O risoto (grafia em italiano é risotto) provém da Lombardia, região do Norte da Itália e data do século XI. A palavra risotto significa literalmente pequeno arroz e foram os Sarracenos, quando ocupavam o Sul da Itália, que trouxeram o grão usado na preparação. 
É isso aí... Cozinhando o 7 também é cultura..rs

Não percam a postagem de amanhã! Croquete feito com as cabeças do camarão. Nada se perde, tudo se transforma! Calma, calma... A cabeça do camarão não tá no recheio do croquete. Confiem e confiram. 

Por hoje é só...

RISOTO DE CAMARÃO

Para o caldo
  • 1,5 L de água
  • 2 cubos de caldo de camarão (mas se não tiver você usa o caldo que tiver em casa)
  • 1 folha de louro
Para o camarão
  • 1,0 Kg de camarões, de tamanho médio, limpos
  • alho
  • sal
  • 3 colheres (sopa) manteiga
  • 3 colheres (sopa) azeite
Para o risoto
  • 250 g de arroz arbóreo (mas pode usar 2 xícaras de chá do arroz agulhinha. Só não lave)
  • 1 cebola média picada
  • 3 colheres (sopa) de manteiga (sendo que 1 colher (sopa) de manteiga tem que estar gelada e só usamos no final, por isso deixe reservada)
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 copo (tipo americano) de vinho branco seco
  • O caldo que vamos preparar
  • Os camarões já fritos no azeite e manteiga (1,0 kg)
  • 1 copo de requeijão
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • sal
  • pimenta-do-reino
  • cheiro verde

Modo de Preparo

Caldo: Ferver a água. Colocar os cubos de caldo de camarão e as folhas de louro.  Mexer para dissolver os cubos. Reservar.

Camarão: Temperar os camarões com alho e sal. Numa frigideira, colocar a manteiga, o azeite e fritar os camarões (Não deixe fritando muito não, senão os camarões ficam com consistência de borracha). Vai sobrar no fundo da frigideira um líquido. Não desprezar. Vamos colocar os camarões e esse líquido no risoto.

Risoto: Numa panela, colocar o azeite e 2 colheres (sopa) de manteiga. Acrescentar a cebola picada e refogar até ficar transparente (ela fica bem amolecida). Juntar o arroz e refogar. Colocar o vinho e deixar evaporar. Adicionar o metade do caldo, salpicar pimenta-do-reino e deixer cozinhar em fogo alto. Assim que secar, adicionar o restante do caldo e deixar cozinhar em fogo baixo (Mexa de vez em quando para evitar que agarre no fundo da panela). Quando o arroz tiver bem cozido e o caldo tiver secado, adicionar os camarões (mais o líquido que ficou na frigideira), o requeijão, o queijo parmesão, 1 colher (sopa) de manteiga gelada e o creme de leite. Misturar bem. Acertar o sal (Nessa hora a gente tem que provar!). Colocar o cheiro verde. Transferir o risoto para um refratário. Salpicar queijo parmesão. Servir.


Não esqueçam de conferir amanhã a receita de Croquete feito com a cabeça do camarão. Imperdível!

5 comentários:

  1. Meu anjo, as cascas de camarao sao a essencia de um risoto de camarao,voce deveria ter usado as cascas para fazer o risoto.Ai se eu te pego, assim voce me mata!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que aspecto fantástico, ficou mesmo apetitoso!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Luisa Alexandra pelo elogio. :)

    Gracias pela dica, Kissdcook. Mas a minha proposta nesta receita é um pouco diferente. Eu fiz esse risoto para pessoas que já compraram o camarão sem casca; ou que querem fazer um prato rápido e saboroso, mas sem muita demora. O objetivo é a praticidade aliada ao sabor.
    Mas agradeço assim mesmo pela dica. O bom é que fica aqui, a opção para os visitantes do blog. Quem quiser pode fazer um caldo com as cascas e os rabos dos camarões. O ideal é que vocês coloquem em 2 litros de água (juntamente com a folha de louro, grãos de pimenta-do-reino) e deixem ferver até reduzir para um caldo de 1,5L.

    Beijos a todos

    ResponderExcluir
  4. amo cozinhar para minha familia e meus patrões,e quando ganho elogios recebi minha recompensa.essas que fiz recentemente desse site rendeu muitos elogios bigadu bjim!

    ResponderExcluir