Beterraba assada com vinagre balsâmico, manjerona e alho


Beterraba é gostosa! Acreditem. Já falaram-me que tem gosto de terra. Eu acho que isso só acontece se a pessoa não souber preparar. Já fiz de diversas formas e sempre acho deliciosa. Essa receita que vou postar aqui é mais uma do Jaime Oliver (meu olhos chegam a brilhar quando penso nele..rs). Acho que não preciso dizer mais nada né? O Jaime é infalível! A mescla do sabor do vinagre balsâmico, alho, manjerona e beterraba ficou... Sensacional! As beterrabas ficaram agridoces. Para quem gosta, é só correr para o abraço.

Dica de Nutricionista: Não cozinhar a beterraba junto com o feijão. Tudo bem que os dois possuem ferro (que é bom para anemia), mas ao cozinhar eles juntos a beterraba durante o cozimento solta substâncias (chamadas fitatos) que abraçam o ferro do feijão. Assim o nosso organismo não consegue absorver o ferro. Sai tudo nas fezes. Ou seja, cozinhem a beterraba e o feijão separadamente. Podem colocar as duas no prato na hora de comer. Só não cozinhem os dois juntos. Certo?


BETERRABA ASSADA COM VINAGRE BALSÂMICO, MANJERONA E ALHO
  •  500g de beterrabas frescas cruas, de preferência do tamanho de bolas de golfe, descascadas
  • 10 dentes de alho, descascados e esmagados
  • 1 punhado de manjerona fresca ou de orégano
  • sal e pimenta-do-reino
  • 10 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
  • 6 colheres (sopa) de azeite de oliva
 
Preaqueça o forno  de à temeratura de 200ºC . Corte cerca de 1 metro e 1/2 papel alumínio e dobre-o ao meio para aumentar a espessura. Se você só conseguir beterrabas grandes, corte-as ao meio para reduzir o tempo de cozimento, caso contrário use-as inteiras. Coloque-as no centro do papel alumínio com o alho e a manjerona, tempere generosamente com sal e pimenta-do-reino. Depois dobre as laterais do papel alumínio para o centro ( a ideia é fazer uma trouxinha). Antes de selar o papel aluminio, acrescente o vinagre e o azeite. Amasse ou dobre as abas do papel alumínio juntas no alto para vedar bem. Leve ao forno preaquecido e asse por aproximadamente 1 hora ou até que fiquem tenras. Abrir o envelope e colocar o conteúdo num refratário. Servir.

Um comentário:

  1. Oi Carol amei sua receita e fiz mas achei q a beterraba ficou amarga por conta do balsamico ....e assim mesmo?pode me ajudar?

    ResponderExcluir