Linhaça Marrom ou Dourada?


Muitas pessoas acreditam que a linhaça dourada é melhor do que a marrom. Mas isso é uma lenda!

Porém, antes de explicar o motivo, vou explicar rapidamente o que é a linhaça. 

A linhaça é uma semente de textura lisa e brilhante, sendo que sua cor pode variar do marrom-avermelhado ao amarelo brilhante (dourado), em função da quantidade de pigmento de cada variedade e das técnicas de cultivo. A linhaça é considerada um alimento nutracêutico, ou seja, possui propriedades e funções especiais sobre as células, tecidos e órgãos - além de nutrir, estimula a função dessas estruturas do corpo humano.
A semente de linhaça e seus derivados (óleo e farelo) podem ser utilizados como complemento alimentar, adicionado em vitaminas, massas, pães, bolos, farofas, etc. Por suas qualidades nutracêuticas, as receitas que levam a semente de linhaça são muito nutritivas, com a vantagem de tratar a saúde e prevenir doenças. 

Linhaça marrom ou dourada?

É importante acabar com essa lenda. As variedades de linhaça marrom e dourada são praticamente idênticas nas suas propriedades nutricionais e terapêuticas, com uma discreta quantidade superior de ômega-3 na linhaça marrom. 
As diferenças entre ambas é mínimas e geralmente são resultantes de diferentes condições de cultivo. A cor da casca da semente é determinada somente pela quantidade de pigmentação que ela contém, e que pode ser modificada através de práticas normais de cultivo. 
Para o consumidor, a decisão de escolha entre as variedades marrom ou dourada deve se basear somente no pelo preço e pela aparência visual, uma vez que suas propriedades são equivalentes.

Tabela: Comparação entre a linhaça marrom e dourada

Componentes
Linhaça marrom
Linhaça dourada
(gramas/ 100 gramas)
Umidade
7,7
7,0
Proteína
22,3
29,2
Gordura Total
44,4
43,6
Ácidos graxos saturados (gordura saturada)
8,7
9,0
Ácidos graxos monoinsaturados (gordura monoinsaturada)
18,0
23,5
Ácidos graxos poliinsaturados
Ômega-3
58,2
50,9
Ômega-6
14,6
15,8

Fonte: Livro "A importância da LINHAÇA na saúde", de Conceição Trucom.


Quer saber mais sobre alimentação saudável? Leia a matéria "Alimente suas defesas" do Portal Eu Quero Viver Bem, da Nutry, que dá a receita para uma boa saúde e para manter a imunidade tinindo. Lá você também encontra dicas, receitas e muito mais!


0 comentários:

Postar um comentário