Caldo Verde


O frio voltou e a nossa minha necessidade de Comfort food também. Por mais que eu goste de N receitas, esse tempinho Urso Polar faz com que eu só pense em uma única coisa: SOPA.
Então, escolhi o caldo verde. Prático de fazer, não preciso ficar picando muita coisa, e consequentemente não preciso lavar tanta louça [a água sai congelante da torneira!!].
Aproveitem essa estação do ano e curtam essa preparação deliciosa.

CALDO VERDE

Descascar e cortar em 4 partes: batata inglesa, batata baroa (mandioquinha) e batata doce. Colocar numa panela de pressão, cobrir com água, adicionar cubo de caldo de galinha e deixar na pressão por 10 minutos. Retirar as batatas da panela e amassá-las. Reservar a água do cozimento.
Em uma panela dourar alho e cebola no óleo. Adicionar linguiça calabresa cortada em fatias. Deixar dourar. Acrescentar o creme de batatas. Ir adicionando aos poucos a água do cozimento até obter a consistência desejada do caldo. Deixar cozinhar um pouco. Temperar com sal e pimenta. Colocar a couve cortada em tiras finas. Assim que a couve murchar pode apagar o fogo e servir.

4 comentários:

  1. Eu amo Caldo Verde, mas estas semanas tendo começado no dia 03, estou fazendo uma dieta a base de 500 calorias diárias... não estou arrependida, mas ainda tenho umas quantas semanas até passar para a fase seguinte de 800 calorias...
    Gostei do teu blog...

    ResponderExcluir
  2. Eu amo caldo verde.
    Por aqui o frio deu uma trégua, ainda bem!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Caldo verde é bom demais...
    Sempre que tome essa iguaria lembro de uma piadinha que meu saudoso pai contava: a Sopa Dourada.
    Dois matutos chegam ao Rio de Janeiro e entram em um restaurante com música ao vivo.
    Sem saber o que pedir pediram uma sopa dourada.
    O garçom trouxe, então, dois pratos com sopa de abóbora.
    Os matutos ficaram se olhando e comentaram:
    - Ó cumpadí isso na nossa terra é cumida de porco.
    - É mas vamcumê pra num fazê feio.
    Quando estavam comendo viram na mesa ao lado um outro freguês almoçando torresmo, pernil, linguiça, feijão tropeiro, ovos estrelados e couve mineira com bacon.
    Um falou pro outro:
    - Ô cumpadi, óia que cumida bunita. Uma belezura.
    - Vamo vê se ele vai pedi dinovo pra nóis vê o nome da cumida...
    Enquanto isso o artista cantava uma música bem bonita...
    Ao acabar de almoçar o freguês ao lado falou:
    - Garçon, bis!
    O garçon prontamente trouxe outro prato maravilhoso.
    Os matutos começaram a sorrir...
    - Cumpadi vamacabar logo com essa sopa pra nóis pedi aquele outro prato...
    Assim que terminaram, se encheram e orgulho e pediram quase berrando:
    - Garçon, BIS...
    O garçon trouxe outro prato com sopa para eles.
    Os dois matutos ficaram se olhando e se perguntado:
    - Ô cumpadi, o que será que houve? Praquele vizinho trouxe o prato bunito e pra nóis essa sopa de novo?
    - Vam cumê pra num passá vergonha. Vai vê nóis num sabe pedi.
    Quando eles já estavam quase acabando o cantor terminou a música e a platéia começou a gritar:
    - BIS, BIS, BIS.
    Os matutos se entreolharam assustados e disseram...
    - Cumpadi vamsimbora que lá vem mais sopa dourada!!!

    Se fosse a sopa verde eu comeria sem susto!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu goato muito de um caldinho verde, mas este seu é especial, bem diferente, adorei!!!
    A batata baroa deve dar um sabor maravilhoso!!!!

    Bjs...Um ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir