Torta de Doce de Leite e Farofa de Frutos Secos

Essa receita que apresento para vocês combina texturas: o crocante [dos frutos secos] com o cremoso [do doce de leite]. Apesar de ser simples de fazer, o resultado não é nada básico. Faz jus ao nome.

Essa torta foi uma opção de uso das avelãs, nozes e amêndoas compradas para enfeitar a mesa da ceia de natal daqui de casa. A maioria das pessoas ficou com preguiça de ter que ficar martelando para conseguir abrir [ou usando uma furadeira, serra elétrica, etc], portanto ficaram vários saquinhos cheios de frutos secos na cesta de pão.

Aí resolvi usar tudinho. Não é uma tarefa fácil. Parabenizo os esquilos, como Tico, Teco e o Scrat [do filme a Era do Gelo]. Só digo uma coisa: Amêndoas são o pior que existe. A partir de agora só compro sem a casca.

Beijos e até. Enjoy!

TORTA DE DOCE DE LEITE E FAROFA DE FRUTOS SECOS

Ingredientes
  • 600g de doce de leite pastoso
* massa:
  • 1 pacote de biscoito maisena (200g)
  • 100g de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de água
* farofa:
  • 50g de biscoito maisena
  • 1 xícara (chá) de frutos secos picados ou moídos [mix de nozes, avelãs e amêndoas]: a quantidade que vai colocar de cada um fica a gosto.
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • amêndoas para decorar.
Modo de preparo

*massa: No liquidificador, triturar os biscoitos. Misturar a manteiga e a água até formar uma farofa bem úmida. Forrar o fundo e as laterais de uma forma. Furar com um garfo a massa. Assar, em forno pré-aquecido (180ºC), por 15 minutos. Deixar esfriar. Reservar.

* farofa: Triturar o biscoito. Misturar os frutos secos. Separar essa farofa em duas partes iguais. Uma parte vai misturar com o doce de leite. A outra metade, acrescentar o açúcar e misturar bem. Reservar.

* montagem: Rechear a torta com o doce de leite misturado com a farofa. Cobrir com a farofa reservada [a que foi misturada com o açúcar]. Decorar com as amêndoas.

6 comentários:

  1. Carol! O que é essa torta!!!!! Amo doce de leite, acho que é o doce que mais amo no mundo, a torta deve ter ficado muito boa! beijos, Ju

    ResponderExcluir
  2. Que óptimo aspecto!
    Ficou mesmo muito bem, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. A imagem nos engana e nos faz sentir desejo reprimidos e escondidos no profundo desejo animal que existe em cada um de nós.
    Vejo uma fotomontagem feita da seguinte forma...
    Uma lata de graxa, que parece doce de leite, envolvida por uma pasta de serragem (lembra a massa de biscoito), coberta com areia de praia e sobre ela quatro pedrinhas.
    As imagens tem o poder de trair. Nos faz delirar e imaginar que vemos uma torta com casquinha de biscoito e farofa de biscoito SENSACIONALMENTE, ESPETACULARMENTE, MARAVILHOSA...
    Um doce deleite para os olhos e um doce de leite no sabor. Ambos doces no imaginário de quem deseja saborear o que se come com os olhos, ainda que traído pela imagem que de tão perfeita, deve ser falsa...
    Os meus desejos é que não são...
    Esse doce não existe... É uma fotomontagem!!!

    ResponderExcluir
  4. Que delícia, super apetitosa.
    Adorei as coisas que fez no seu curso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol,

    Conheci o blog por acaso e esta torta me deu agua na boca!Posso levar a receitinha?


    Bjokinhas,


    Rita

    http://bembons.blogspot.com

    ResponderExcluir